terça-feira, 31 de maio de 2011

Carta do Presidente da Fut7-SC


Veja na íntegra a carta do presidente da Federação Catarinense de Futebol 7 – Fut7-SC, Thiago Brasil, sobre o que devemos esperar da próxima Floripa Cup (Edição X), a respeito da filiação das equipes e algum “desabafo” relacionados às equipes de Futebol Society, cujo Galos Futebol e Amigos assina em baixo.

 Thiago Brasil - Presidente Fut7-SC


"Caros amigos,

Depois de 222 partidas e mais de 1.500 gols, chegamos às finais de mais uma Floripa Cup. Pela primeira vez tivemos a participação de equipes Sub-15, além do retorno das “meninas-mulheres” à competição. O torneio, já consagrado pelo número de times e pela estrutura oferecida, teve uma grande novidade este ano, que foi a estréia das bolas Penalty Twist Pro, um marco na história do evento.

Mas apesar disso, nós sabemos que ainda precisamos melhorar muito (inclusive com um novo site, mais moderno e dinâmico) para retribuir toda a confiança depositada por vocês em nosso trabalho. E é por isso que já estamos trabalhando em cima da Floripa Cup 10, mesmo antes da nona edição terminar.

Além de todas as novidades que já promovemos durante as últimas edições, como a mudança de local dos jogos (do SESC Cacupé para o Complexo Show de Bola), o lançamento da Revista da Floripa Cup, a festa na hora da entrega dos troféus e a cerimônia de premiação do torneio, além de presentear as equipes inscritas com uma bola oficial da Penalty e a parceria com o Jornal Hora SC, outras novidades virão para a décima edição.

O processo de filiação é outro marco na história da nossa modalidade em Santa Catarina. O site da Liga (www.lf7.com.br) já está em pleno funcionamento, com uma pessoa contratada exclusivamente para cuidar dos registros dos atletas e atualizar os dados históricos da nossa competição.

Por outro lado, quero registrar aqui também que, se existe um descontentamento por parte de algumas equipes em relação à arbitragem do torneio, vale lembrar que o sentimento, da nossa parte, é recíproco, em relação a algumas equipes. Não podemos mais aceitar atitudes como aquelas que vimos durante esta edição, com atletas e dirigentes desrespeitando os nossos árbitros (sim, os nossos árbitros são de vocês também, porque sem eles não teríamos competição) e, em alguns casos, chegando às vias de fato com profissionais que estão lá trabalhando, de forma séria, enquanto podiam simplesmente estar descansando em casa com a família, aproveitando os finais de semana.

Não quero – e nem vou – fazer disso um desabafo, até porque o torneio, no meu modo de ver, segue dentro da total normalidade, com equipes do mais alto nível técnico e disciplinar. Times como o Metal Soccer, Sobrinhos do Toco, Cavera, Bocão, Na Capa, Independente, Ki-Belo, entre outros, clientes e amigos nossos de longa data, que souberam perder e sempre praticaram o fair-play, estão de parabéns. Equipes como o Carrinha e o Amigos da Bola, que seguem firmes e fortes na luta pelo título, também nos deixaram uma ótima impressão.

Outra grata surpresa foi ver o Bandidos voltar à competição e cair de pé frente ao poderoso Beira-Rio. Perderam, apesar da grande expectativa, e receberam elogios dos nossos árbitros pela educação e esportividade durante todo o campeonato.

Outra coisa que não podemos mais aceitar é o bordão que se dá às equipes vencedoras, por parte de alguns maus perdedores: “Time da Federação” não existe. Ganha quem for melhor e ponto. Quem realmente nos conhece, sabe disso. Tanto que Buxa, Quadrilheiros e Supersul, que já foram chamados dessa forma (a Supersul, principalmente), estão eliminados. O Cafuné está em sua quinta final consecutiva por méritos próprios; porque se planejou; porque tem competência. Tanto é verdade que até bem pouco tempo atrás eles nunca tinham alcançado um feito relevante. Se organizaram e agora estão colhendo os frutos. Assim como o Beira-Rio, que nas últimas duas edições atropelou todo mundo e muito em breve estará na elite novamente, de onde nunca deveria ter saído.

Precisamos boicotar esse tipo de gente, que parece sempre estar remando contra a evolução do futebol 7. Olhem para trás e lembrem como eram os torneios de “futebol suíço”. Copa do Juquinha, Torneio da Padaria, Copa da Amizade (nomes fictícios) eram apenas torneios de final de semana e não representavam absolutamente nada. Hoje não existe mais espaço para esse tipo de competição em um calendário recheado de campeonatos bem organizados e com o respaldo da LF7, da Fut7-SC e, é claro, da CF7.

Para finalizar, quero agradecer a todos vocês que chegaram a este último parágrafo, envolvidos (de uma forma ou de outra) com o futebol 7, praticantes da modalidade ou não e que fazem da Floripa Cup a maior e melhor competição da modalidade do Sul do país. Sintam-se à vontade para nos procurar, dar sugestões, elogiar (sempre é bom) e manifestar críticas verdadeiramente construtivas (melhor ainda). Afinal, como eu sempre digo, somos amigos das equipes e procuramos sempre, na medida do possível, atender a todos da melhor maneira possível. Contem conosco.

Nos vemos na Floripa Cup 10!

Um grande abraço,

Thiago Brasil
Presidente Fut7-SC"

Nenhum comentário:

Postar um comentário